Cidade Histórica de Porto Seguro: onde tudo começou!

0
72

“Jam ante brasilian ego – Antes do Brasil, Eu” é o lema da cidade de Porto Seguro-BA, por ser a primeira região onde chegaram os navegadores portugueses da frota de Pedro Alvares Cabral em abril de 1500. Em 22 de Abril de 1500 o navegador Pedro Alvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, localizado a 62 km ao sul de Porto Seguro.

Porto Seguro ainda guarda muitas lembranças vivas daqueles primeiros anos de Brasil Colônia. Visitar a Cidade Histórica de Porto Seguro é um passeio obrigatório para os turistas que visitam a cidade. Para preservar tudo seu patrimônio, Porto Seguro é tombada como cidade Monumento Nacional, por decreto presidencial de 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, Porto Seguro teve um papel importante nos primeiros anos de colonização do País. O Marco do Descobrimento, igrejas históricas e um lindo casario de época podem ser visitados durante o dia.

O passeio começa pelo Marco do Descobrimento, parada obrigatória para tirar fotos com uma vista para o mar de tirar o folego. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa, sendo utilizado para demarcar suas terras. Realizado em pedra de cantaria, tem de um lado esculpida a cruz da Ordem de Avis e do outro o brasão de armas de Portugal. Em frente ao marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da Capitania Pero do Campo Tourinho. Nesta igreja estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas uma estátua de São Francisco de Assis, considerada a mais antiga das Américas e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, dos poetas, escritores e jornalistas.

Ao lado da igreja há a Casa de Câmara e Cadeia, do século XVIII, considerada uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nela funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A Igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos guarda um museu de arte sacra, com imagens barrocas, com destaque para a do Senhor dos Passos e a de Cristo Crucificado.

No meio do casario tombado como monumento nacional, tem a Igreja de São Benedito, ao lado das ruinas da antiga residência e colégio dos jesuítas. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1551 e era conhecida como de São Pedro e de Nossa Senhora do Rosário. Ao lado dela tem umas lindas casinhas coloridas e um gigantesco Ficus sombreia uma vista deslumbrante sobre a cidade e o litoral de Porto Seguro.

Ao lado da Igreja da Misericórdia há um belo Farol de Navegação, parada obrigatória para fotografias. Baianas de Acarajé, vendedores de água de coco e Cacau artesanal e rodas de Capoeira (ao lado do estacionamento) agitam a Cidade Histórica durante o dia, enquanto à noite uma iluminação cênica clareia os prédios históricos.

Outras boas pedidas para continuar no tema histórico-cultural são o Memorial da Epopeia do Descobrimento, na orla norte de Porto Seguro, com uma réplica de uma Caravela em tamanho real, e a Reserva Indígena da Jaqueira, entre Taperapuan e Ponta Grande-Mutá onde é possível conhecer um pouco da cultura Pataxó.

Para a estada em Porto Seguro, nada melhor de um Resort All Inclusive com Clube de Praia, como o La Torre Resort da Praia do Mutá. Em meio às belezas naturais da Mata Atlântica brasileira, está o Resort La Torre da Praia do Mutá, uma das mais lindas da cidade. Com águas mornas e ondas calmas, possui estilo próprio, ambientes de convivência e interatividade. É possível sentir a emoção e viva a experiência da cultura baiana em cores, sabores e fragrâncias nessa viagem incrível a Porto Seguro-BA.

Com localização privilegiada, o La Torre Resort está a 12km do Aeroporto Internacional BPS. Em seus serviços All Inclusive o La Torre Resort tem 270 apartamentos distribuídos em cinco categorias,  Clube de Praia exclusivo para os hóspedes com petiscos e consumações incluídas no all inclusive, happy hour no parque, piscinas em todas as alas de acomodações, alimentos e bebidas 24h, dois restaurantes, seis bares, monitores de lazer, SPA, esportes de aventura, charmosos ambientes e um mundo de experiências para as férias.

Informações e reservas: www.resortlatorre.com.br

Antonio Alberghini / Mídia Mutá

Deixe uma comentário