Qual é a diferença entre Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva?

0
435

Com seus cerca de 100 km de praias, no Extremo Sul da Bahia, o município de Porto Seguro oferece opções para todos os gostos, das mais badaladas às mais tranquilas, bem no meio da natureza. Porto Seguro tem as praias e o lado mais urbano e de serviços para o viajante, Arraial d’Ajuda com suas construções integradas à natureza, Trancoso e a magia do Quadrado e Caraíva que manteve as características de uma vila de pescadores. Podemos dizer que são quatro destinos num mesmo destino, vejamos as peculiaridades de cada um.

Porto Seguro

Começando pela Orla Norte, Porto Seguro tem na Praia do Mutá uma belíssima enseada com ondas calma e cabanas que prezam pela tranquilidade. Indo rumo ao Sul, encontra-se Taperapuan, com suas cabanas badaladas e o Axé Music que não deixa ninguém ficar parado. Continuando a percorrer a BR-367, a Praia de Mundaí oferece cabanas para todos os gostos.

Chegando na cidade de Porto Seguro, ao longo do caís há a famosa Passarela do Álcool, ou Passarela do Descobrimento, como foi renomeada. Ainda no centro a Praia das Pitangueiras é muito procurada para caminhadas ao ar livre com a brisa do mar. Sendo tombada pelo Patrimônio, Porto Seguro não tem construções com mais de dois andares, o que evita arranha céus ou prédios que possam comprometer a luz solar e a circulação do vento.

Arraial d’Ajuda

Para ter acesso ao litoral Sul é preciso atravessar o Rio Buranhém de balsa, com saídas diurnas e noturnas, para pedestres e veículos. Atravessado o rio tem a bela praia do Apaga Fogo e é possível pegar um ônibus, uma kombi ou um taxi para chegar ao povoado. Passado o Parque Aquático, sobe-se pela Ladeira da Santa, com sua fonte de água milagrosa. Arraial d’Ajuda conseguiu balancear natureza e desenvolvimento econômico, com suas construções realizadas à sombra de árvores. Bares, restaurantes e pousadas são espalhadas na Rua Mucugê e nas praias de Parracho e Pitinga.

Trancoso

Continuando rumo ao Sul, pela BA-001 é possível chegar a Trancoso, meta preferida por celebridades do mundo inteiro. Trancoso tem seu ponto nevrálgico no Quadrado, com hotéis, bares e restaurantes nas laterais dessa enorme praça, tendo ao fundo uma bucólica igrejinha. Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros são duas ótimas opções em Trancoso. Resumindo, a natureza preservada e as belezas locais, misturados ao glamour despojado fazem o sucesso de Trancoso.

    Caraíva

Depois de Trancoso e de um trecho de estrada de chão tem a Praia do Espelho, considerada uma das mais belas do País e depois há o Rio Caraíva, que dá o nome ao mesmo povoado. Atravessado o rio de canoa, Caraíva é uma vila de pescadores, onde a energia elétrica chegou há não muito tempo e a natureza é preservada, com vielas de areia fofa pelo povoado, onde carrinhos de mão e carroças são os únicos meios de transporte. As festas com a lua cheia na praia são inesquecíveis.

Onde ficar e onde comer

O Grupo La Torre oferece várias opções na região, a começar pela hospedagem com o La Torre Resort All Inclusive na Praia do Mutá, com seu clube de praia e um serviço all inclusive muito completo. O La Torre é muito procurado pelas famílias, Graças ao conforto e à praticidade que oferece e pelas experiências que proporciona. Já em Trancoso o Casa La Torre é um charmoso hotel boutique com vista para o mar, ideal para casais em busca de romantismo, bem no meio do Quadrado com sua magia. Já as experiências gastronômicas oferecem momentos inesquecíveis, nos dois restaurantes Gino Gastronomia, na Praia do Mutá e no Quadrado de Trancoso, com seus ambientes de charme e  sua gastronomia italiana reinterpretada.

Mais informações e reservas:

www.resortlatorre.com.br

www.casalatorre.com.br

www.gino-gastronomia.com.br

 

Antonio Alberghini / Mídia Mutá

 

 

Deixe uma comentário